Paradigmas de Programação Imperativo, Orientado a Objetos by Paula Torales Leite Zero e Umas

A Orientação Objeto foi e ainda é um paradigma de grande importância para o crescimento da área de desenvolvimento de software. Embora outras alternativas como uso de protótipos ou outras estruturas de dados estejam ganhando espaço, optar pelo uso de OO ainda é uma boa escolha, mas suas reais vantagens se destacam a partir de um uso consciente de suas https://piauinoticias.com/educa%C3%A7%C3%A3o/114012-trazendo-o-futuro-para-o-presente-explorando-a-ci%C3%AAncia-de-dados-e-machine-learning.html características. A OO determina que o código deve ser modelado de forma a se aproximar ao mundo real, e que o mesmo em execução no computador tenha tal modelagem representada por uma estrutura de objetos, características e ações. Tais objetos podem interagir uns com os outros modificando o estado do programa até que resultem nas saídas esperadas.

Programação linear e não-linear[editar editar código-fonte]

Isso pode levar a uma solução de problemas mais declarativa e natural, pois o programa é focado no que precisa ser realizado, e não em como realizá-lo. A programação lógica é um paradigma de programação baseado no conceito de lógica e regras. Na programação lógica, o programa é escrito como um conjunto de declarações lógicas, e a execução do programa envolve a busca de uma solução que satisfaça as restrições definidas por essas declarações. Outra vantagem da programação declarativa é que ela pode ser mais modular e mais reutilizável do que a programação imperativa. O código declarativo geralmente é organizado em torno dos dados e das relações entre os dados, o que pode facilitar a extração e a reutilização de funções ou módulos individuais. Isso pode resultar em código mais sustentável e ciclos de desenvolvimento mais rápidos.

Comparação entre linguagens de programação

Se você está trabalhando em um projeto que pode se beneficiar da reutilização de código, a programação orientada a objetos pode ser uma boa escolha. Com a POO, você pode criar classes e objetos que podem ser facilmente reutilizados em diferentes partes do seu projeto. As linguagens de programação multi-paradigma, por sua vez, são aquelas que podem ser empregadas em estratégias de programação diferentes. No caso de C++, existe um destaque por ser empregada no uso de programas com paradigma imperativo ou orientado a objetos. A principal vantagem de usar programação lógica é que ela pode ser mais adequada para problemas que envolvem raciocínio ou pesquisa complexos, como inteligência artificial ou sistemas especialistas.

  • A escolha desse método auxilia o programador a compreender o caminho a ser traçado para alcançar a solução pretendida.
  • As linguagens que se adaptam a este paradigma são Haskell, Scala, Racket e JavaScrip.
  • Os primeiros paradigmas da programação datam dos anos 50, sendo reconhecidos como tal apenas nos anos 70.
  • Ela se concentra na execução de código em resposta a eventos específicos, como um clique do mouse ou uma mudança na temperatura do ambiente.
  • Dessa forma, a execução do programa se dá a medida que determinados eventos são disparados pelo usuário.

Definição de Linguagem de Programação

paradigmas de programação

Porém, o código imperativo pode ser detalhado e difícil de ler e manter, especialmente em bases de código maiores. O código imperativo também pode estar sujeito a erros e bugs, especialmente ao lidar com estado mutável, simultaneidade ou operações de baixo nível. A Awari é uma plataforma completa com mentorias individuais, cursos com aulas ao vivo e suporte de carreira na área de Tecnologia. Aqui as instruções são divididas entre diversos processadores, então a metodologia permite que eles trabalhem em conjunto executando um mesmo programa em menos tempo e sem exigir tanto de seus mecanismos.

Quando uma linguagem de programação é criada, a partir das suas características, ela é categorizada em um ou mais paradigmas. No blog da Caelum, você também pode ver sobre os grandes erros da orientação a objetos, como o uso de herança de maneira excessiva e a criação de getters e setters sem necessidade. Assim, abstraindo um pouco a analogia, uma classe é um conjunto de características e comportamentos que definem Trazendo o futuro para o presente: explorando a ciência de dados e machine learning o conjunto de objetos pertencentes à essa classe. Repare que a classe em si é um conceito abstrato, como um molde, que se torna concreto e palpável através da criação de um objeto. Chamamos essa criação de instanciação da classe, como se estivéssemos usando esse molde (classe) para criar um objeto. Além das graduações, bacharelados e tecnólogos, o estudante pode realizar formações livres e cursos técnicos.

paradigmas de programação

Programação orientada a aspectos

Se a equipe não estiver familiarizada com um determinado paradigma, pode ser necessário investir em treinamento e capacitação para que possam utilizá-lo com eficiência. Atualmente o paradigma declarativo tem ganho destaque através do uso de um outro paradigma que deriva dele, o funcional, o qual dá mais poder para desenvolvedores(as), inclusive evitando a inadequada mistura de declarativo e imperativo. Ao aproximar do código a visão do mundo real, OO buscou tornar mais rápida a implementação de programas, considerando que ao modelar objetos igual ao mundo real faria com que os códigos implementados se tornassem mais legíveis e reaproveitáveis.

  • Cada paradigma tem suas próprias técnicas e abordagens, mas todos eles se baseiam em princípios que visam tornar o código mais organizado, estruturado e legível.
  • Em Python, você pode usar funções lambda e a função map() para implementar programação funcional.
  • Esse paradigma chega no resultado esperado a partir de avaliações lógico-matemáticas.
  • Um exemplo disso é o clique em um botão para enviar um email, que desencadeia outras ações na máquina.

Programação Lógica

  • Um paradigma pode ser entendido como um tipo de estruturação ao qual a linguagem deverá respeitar.
  • Mas foi no final da década de 50 com o surgimento da linguagem LISP que o paradigma funcional foi aplicado pela primeira vez.
  • Com mais requisitos a serem atendidos, o código começa a ficar extenso,o que mostra a importância do paradigma procedural para possibilitar o reaproveitamento e organização do código.
  • Esses recursos podem fornecer uma base sólida e orientação passo a passo para ajudá-lo a entender os conceitos e aplicá-los em seus projetos.
  • Sendo assim, o nível de abstração é maior, ao passo que a pessoa que o programa tem a preocupação em descrever determinada sequência lógica e qual o resultado esperado.

São instruções da linguagem AGC Assembly Language, uma variante da Assembly, que por sinal, é de baixo nível. Dizemos, nesse caso, que o método de aceleração do seu carro não é visível por fora do próprio carro. Na POO, um atributo ou método que não é visível de fora do próprio objeto é chamado de “privado” e quando é visível, é chamado de “público”. Permitimos uma jornada de aprendizagem individual, voltada à prática e altamente conectada com o ecossistema de inovação.